quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O que é uma Liga?


Diante da pergunta que alguns colegas estão me fazendo resolvi fazer esse post para guiá-los sobre como é basicamente o funcionamento de uma Liga.

Liga Acadêmica é uma entidade sem fins lucrativos com duração ilimitada, criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum. Constitue-se por atividades extraclasse e costuma ter ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da arte médica.

Todas a Ligas são organizadas de forma estrutural, constituídas de uma diretoria administrativa e por membros efetivos. A diretoria normalmente é composta por presidente, vice-presidente e eventuais diretores que se fazem necessários para o correto e bom funcionamento do grupo, a citar: diretor científico, relações públicas, tesoureiro, secretário entre outros.

O número de participantes em uma liga é variável, normalmente aumentando em função do tempo de existência da liga. O número de coordenadores também é variável, normalmente iniciando-se com apenas um professor ou profissional da área médica, aumentando proporcionalmente ao número de membros ligantes acadêmicos.

Todos os integrantes das Ligas são submetidos a normas ditadas pelo estatuto. Este deve conter os objetivos, as finalidades, o código disciplinar, as obrigações dos diretores e membros etc.

O grupo de discentes deve ser supervisionado e coordenado por professores e profissionais do departamento referente à área médica em questão, que irão otimizar a realização das atividades e a elaboração das linhas de pesquisas científicas.

De forma geral, uma Liga Acadêmica atua nos três tripés: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Att.
Fernando Palácio Cavalcante
Presidente da Liga de Pediatria do Estado do RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário